A identificação tátil visual é feita através do manuseio do solo para ver a sua reação. Essa técnica se
baseia em alguns testes de classificação:
Tato: Textura é feita por estimativa, esfrega-se o solo na mão. As areias são ásperas, as argilas parecem com um pó quando secas e um sabão quando úmidas.
Plasticidade: Moldar bolinhas ou cilindros de solo úmido. As argilas são moldáveis enquanto as areias e siltes não são moldáveis.
Resistência do Solo: As argilas são resistentes a pressão dos dedos enquanto areias e siltes não são.
Dispersão em Água: Misturar um porção de solo seco com água e agitar. As areias se depositam rapidamente, enquanto que as argilas turvam a suspensão e demoram para sedimentar.
Impregnação: Esfregar uma pequena quantidade de solo úmido na palma das mãos. Colocar a mão em água corrente e observar a facilidade com que a palma da mão fica limpa. Solos finos se impregnam e não saem da mão com facilidade.
Dilatância: O solo deve ser colocado sobre a palma de uma das mãos e distribuído uniformemente sobre ela, de modo que não apareça uma lâmina d'água. Uma mão deve bater-se na outra horizontalmente repetidas vezes. As argilas dificilmente se aparece a lamina d'água enquanto nas areias aparece facilmente.
Fizemos os 6 testes e os resultados obtidos estão descritos abaixo:
Tato - Ao esfregarmos na mão parte da amostra de solo, esta ficou impregnada e deixando a mão com uma coloração alaranjada.
Plasticidade - Ao moldar a bolinha com a amostra do solo úmido, a bolinha foi moldada.
Resistência do Solo - O solo resistiu a pressão dos dedos.
Dispersão em água- A água ficou turva e demorou bastante tempo para se sedimentar.
Impregnação - O solo impregnou na mão e não saiu com facilidade em água corrente.
Dilatância - Não apareceu lamina de água na hora do teste.
De acordo com os nossos testes chegamos a conclusão que o solo é predominante argiloso, e usaremos os dados obtidos deste solo para o decorrer do projeto.
As argilas são caracterizadas por terem grãos com diâmetro inferior a 0,002 mm e pela sua plasticidade marcante ( capacidade de se deformar sem apresentar variações volumétricas) e elevada resistência quando seca.
![]() |
Figura 1 - Amostra de solo utilizada. |
![]() |
Figura 2 - Teste de dispersão em água do solo utilizado |
![]() |
Figura 3 - Teste de Dilatância do solo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário