segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PROJETO FINALIZADO

A maquete foi finalizada dentro do prazo estipulado anteriormente pela equipe. Durante essa semana (22/08 à 25/08), o grupo reservou esse período para ensaiar a apresentação final diante da banca, no dia 26/08, dando assim, o final do projeto.
O projeto será apresentado em slides e um vídeo com toda a progressão do respectivo projeto. Abaixo, segue algumas fotos referente a maquete finalizada com todo o esquema de esgoto pronto.


terça-feira, 16 de agosto de 2016

FINALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO

                     No ultimo final de semana (13/08/16), o grupo se reuniu para a conclusão da casa e do sistema de tratamento de esgoto. Durante esse processo, podemos finalizar a maquete, que foi iniciada na semana anterior (ver ultima postagem).
                   Durante esse processo, o grupo utilizou os seguintes materiais:


- Tinta verde (grama)
- Tinta marrom (solo)
- Tinta preta (sumidouro)
- Tinta amarela (garagem)
- Tinta cinza ( rua)
- Tinta branca (paredes,varanda e pequenos detalhes)
- Pincel

Paredes da casa em construção e abertura dos sumidouros.

Processo de pintura da casa e ambientes externos.
Maquete com a pintura finalizada e com o detalhe da representação dos sumidouros.


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

INÍCIO DA CONSTRUÇÃO

     Após pesquisas, cálculos e planejamento, finalmente começamos nesse último final de semana (06/08) a construção do sistema de tratamento doméstico em miniatura (maquete). Todas as peças estão sendo feitas em escala 1:50, e de início podemos listar os principais materiais que utilizamos até agora:

- Placa de isopor
- Papel panamá
- Papelão
- Cola branca e cola quente

     Seguem algumas imagens dos trabalhos manuais:


Colagem das paredes da casa

É preciso cautela para não errar nenhum posicionamento das peças

Peças sendo cortadas do papel panamá


Mais informações e fotos do projeto na próxima postagem.

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO

     Como vocês já sabem, o nosso projeto consiste na construção, em escala reduzida, de um sistema de tratamento doméstico constituído de tanque séptico, e de tratamento complementar e disposição final, constituído de sumidouros. Mas na realidade o que são esses componentes do sistema? Pra que servem? Como funcionam estas unidades de tratamento? Essa postagem vai fornecer um melhor entendimento do como tudo ocorre:



     CAIXA DE GORDURA - É geralmente feita de PVC, embora possa ser confeccionada com outros materiais. É instalada do lado de fora das casas e, basicamente, toda a gordura da pia e da máquina de lavar louça desce junto com a água para o equipamento, que a retém na forma de blocos e garante que somente a água seja destinada à rede de esgoto. É a primeira etapa no processo de tratamento.

Caixa de gordura



     TANQUE SÉPTICO - São unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Essa unidade funciona da seguinte maneira: O esgoto in natura deve ser lançado em um tanque ou em uma fossa para que, com o menor fluxo da água, a parte sólida possa se depositar, liberando a parte líquida. Uma vez feito isso, bactérias anaeróbias agem sobre a parte sólida do esgoto decompondo-o. Esta decomposição é importante pois torna o esgoto residual com menor quantidade de matéria orgânica, pois a fossa remove cerca de 40 % da demanda biológica de oxigênio e o mesmo agora pode ser lançado de volta à natureza, com um menor prejuízo.

Tanque séptico



     SUMIDOURO - Os sumidouros consistem em escavações, prismáticas ou cilíndricas, tendo como revestimento  de sua parede tijolos, pedras ou outros materiais. A disposição desses materiais deve ser tal que permita fácil infiltração do líquido no terreno. A função  dessa unidade é receber os afluentes  e permitir a sua infiltração no solo. É indispensável  a preservação da qualidade da água do lençol freático próximo ao sumidouro.


Sumidouro


     Sistemas de tratamento também possuem outros componentes, como caixas de passagem e inspeção, que também recebem o que vem dos banheiros e lavanderias, reunindo todo o esgoto produzido na casa. Os sistemas também possuem filtros biológicos, que podem estar separados ou integrados ao sumidouro. No final das contas essa é uma visão geral de como é um sistema: